Em um raro vídeo de 1994 que voltou a circular, o processo judicial entre a Capcom e a Data East revela as acusações de plágio de personagens que marcaram a era dos jogos de luta. Na ação, a Capcom U.S.A. Inc. alegava que a Data East Corp. havia copiado diversos elementos de sete personagens de Street Fighter 2 para seu jogo Fighter's History, buscando uma indenização milionária de 623 milhões de ienes.
Conforme o processo, personagens como Guile, Sagat, Ryu, Vega, Ken, Zangief e Chun-Li teriam inspirado diretamente os lutadores Matlok Jade, Samchay Tomyamgun, Makoto Mizoguchi, Jean-Pierre, Ray McDougal, Marstorius e Fei-Lin em Fighter's History. No vídeo do julgamento, a Data East defende a originalidade de seus personagens, mencionando diferenças culturais e visuais. Um exemplo curioso mostra Matlok com um estilo inspirado no punk britânico, enquanto Guile é um militar norte-americano, ainda que o ataque especial de Matlok seja bastante semelhante ao Sonic Boom de Guile.
Apesar das evidências de inspiração, o juiz William H. Orrick Jr. concluiu que os elementos acusados de plágio eram genéricos demais para serem de propriedade exclusiva da Capcom, resultando na perda do caso. O vídeo também explora diferenças nas mecânicas, como o sistema de pontos fracos em Fighter's History, que deixa os personagens atordoados ao serem atingidos em áreas brilhantes específicas.
O caso foi divulgado por Mollie L Patterson na rede social Blue Sky e publicado no site do EventHubs.
Confira os posts e o vídeo sobre todo o caso:
Good news / bad news. Good is that I've captured the 16-minute segment comparing seven of Fighter's History's characters to those Capcom said Data East copied from SF2. Bad is that I thought the second part—the special moves comparison—was also on this tape, but it isn't. For now, a teaser!
— Mollie L Patterson (@mollipen.bsky.social) 21 de outubro de 2024 às 00:08
[image or embed]
O Jogo de Luta está no Telegram! Participe e fique por dentro das novidades do mundo do Fighting Game. Acesse: t.me/jogosdeluta